infarto-pontino.jpg

Identificação: Infarto Pontino

Quadro Clínico: Síndromes Alternas

Os infartos do tronco cerebral são responsáveis por significativas morbidades aos pacientes devido ao envolvimento de áreas eloquentes. O quadro clínico é expresso por  uma coleção de sinais  e sintomas que apontam a localização do infarto.

Muitos epônimos das síndromes dos infartos em tronco cerebral, são denominadas,  previamente ao advento do neuroimagem, e classificadas seja como medial ou lateral do mesencéfalo, ponte e bulbo.

Qualquer obstrução do fluxo sanguíneo da ponte, seja agudo ou crônico pode causar infartos pontinos.

O estudo por tomografia é pouco sensível para infartos agudos de fossa posterior, e muitas vezes não visibilizados por este método. Os radiologistas necessitam ter um bom conhecimento da anatomia do tronco cerebral e considerar infartos nesta região quando os pacientes apresentarem com sinais específicos de envolvimento dos núcleos, nervos e tratos envolvidos, desta forma podem identificar o comprometimento agudo. O complexo arranjo anatômico dentro do tronco cerebral dos múltiplos pares cranianos e tratos nervosos descendentes e ascendentes podem ser melhor compreendidos correlacionando os sintomas clínicos que ocorrem nas síndromes de infarto do tronco cerebral com as áreas afetadas na imagem por RM.

A tomografia computadorizada (TC) é importante para excluir patologias alternativas e identificar contraindicações de tratamentos para acidentes vasculares agudos.

O estudo por ressonância magnética em imagens pesadas em difusão revelam área punctata de isquemia aguda nos infartos isquêmicos pontinos.

Os infartos pontinos podem ser classificados em dois grandes grupos: infartos pontinos paramedianos e lacunares, e a presença de placas de ateroma é o maior fator etiológico para os infartos classificados como  paramedianos.

Os infartos de tronco cerebral são associados a apresentação clinica clássica, que podem ser suspeitados prévios a análise radiológica.

BIBLIOGRAFIA:

J. L. Nix, I. Craven, S. Currie, J. Macmullen-Price, D. J. Warren, H. Nejadhamzeeigilani, T. Buende Tchokouako; Leeds/UK- Radiological Findings in Brainstem Infarction Syndromes.European Society of Radiology ECR 2017 / C-1356

Wadi, L.C.; Kim M. J. ande Fisher, M. J.The medial Pontine Mid-tegmentum syndrome Journal of Stroke, 29( 6), 104750 2020

Xia, C.; Che H-Sheng; Wu Shi-Wen. and Xu Wei-Hai Etiology of isolated pontine infarctions: a study based on high-resolution MRI and brain small vessel disease scores BMC Neurology, 17  pag 216 2017

Malla G. and Jillella D. V. Pontine Infarction Statpearls Junho 2020

 

pessoas medilaudo

Você focado no seu negócio vendo os números da sua clínica ou hospital crescerem constantemente.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO AGORA MESMO »