Medilaudo
SOLICITE SEU ORÇAMENTO AGORA MESMO
11 5083·6277 11 94389·9621
Login LOGIN

BLOG

Confira aqui as novidades do setor

29 Mar 2021

USO DE ALTEPLASE NOS INFARTO AGUDO ISQUEMICO LACUNAR

USO DE ALTEPLASE NOS INFARTO AGUDO ISQUEMICO LACUNAR

Low-Dose vs Standard-Dose Alteplase in Acute Lacunar Ischemic Stroke

Na prática médica pacientes com infarto lacunar são elegíveis para receber trombolítico intravenoso, com resultados favoráveis para outros acidentes vasculares isquêmicos já definidos.

Apesar desta evidência, persiste alguma preocupação clínica sobre o baixo risco de hemorragia intracraniana relacionada à trombólise e poderia compensar os benefícios modestos da trombólise intravenosa para infartos lacunares onde o curso natural é geralmente mais benigno.

As  diferenças na eficácia e segurança na utilização de baixa dose de alteplase endovenosa versus dose padrão entre pacientes com acidentes vasculares isquêmicos lacunares ou não lacunar foram estudadas  no grupo ENCHANTED- Enhanced Control of Hypertension and Thrombolysis Stroke Study.

 

A definição de infarto lacunar e não lacunar são  classificados  em definido, provável e possível, e baseiam-se no conjunto de achados de imagem, severidade clínica e diagnóstico clinico.

O infarto lacunar do tipo definido, ocorre quando os  quatro critérios são encontrados:

Presença de infarto agudo ( máximo diâmetro menor ou igual a 20 mm) em território das artérias perfurantes, de forma tubular, arredondada ou ovóide na tomografia e difusão na RM.

Nenhuma oclusão de vasos grandes vistos por TC ou RM ou relatadas por angiografia

O diagnóstico final foi de doença vascular de pequenos vasos ou perfurantes de acordo com os critérios de TOAST.

O lado do infarto nas imagens obtidas são consistentes com o local investigado.

Infarto agudo não lacunar do tipo definido foi exemplificado com tendo uma lesão aguda com diâmetro maior que 20 mm ou angiografia com oclusão vascular.

O estudo avaliou comprometimento neurológico, morte, presença de hematoma intraparenquimatoso, deterioração neurológica precoce, num período de 90 dias pós utilização da alteplase em baixas doses.

Os efeitos gerais do tratamento de alteplase em dose baixa versus dose padrão sobre a função,segurança e outros resultados foram comparáveis aos ensaios da ENCHANTED, que a utilização de baixa dose de alteplase pode reduzir o risco de hemorragias cerebrais sintomáticas.

Nesta análise post hoc do ensaio ENCHANTED, não identificamos nenhum benefício, nem nenhum dano, do uso de alteplase em dose baixa versus alteplase em dose padrão para tratar pacientes com infarto lacunar, em comparação com outros subtipos de infartos. Além de apresentar uma gama de características significativamente diferentes, os resultados de 90 dias foram melhores para aqueles com infarto lacunar do que não lacunar, o que forneceu alguma consistência interna para as classificações utilizadas no estudo. No entanto, dada a baixa taxa de eventos de hemorragia intracerebral sintomática, com menos de 5 eventos na análise primária dos infartos agudos lacunares do tipo definido ou provável, as conclusões do estudo são limitadas em relação à preferência da utilização de baixa dose de alteplase em função do bom prognóstico dos infartos lacunares.

Não foram identificados quaisquer benefício ou prejuízo, na utilização de baixas doses ou doses preconizadas de alteplase no tratamento dos pacientes com infarto lacunar, comparado com outros subtipos de infartos.

 

 

https://n.neurology.org/content/neurology/96/11/e1512.full.pdf