Medilaudo
SOLICITE SEU ORÇAMENTO AGORA MESMO
11 5083·6277 11 94389·9621
Login LOGIN

BLOG

Confira aqui as novidades do setor

04 Mar 2021

SPORTS-RELATED HEAD INJURY

Há uma estimativa de 1.7 a 3,8 milhoes de trauma crânio-encefálico a cada ano de acordo com CDC ( Centro de controle e prevenção de doenças), e em cerca de 10% origina de esportes ou atividades recreativas. Entre as crianças e adolescentes americanos, esportes e atividades recreativas contribuem com mais de 21% de todas as lesões traumáticas cerebrais. Durante a prática esportiva os traumas crânio-encefalicos podem ser leves tais como contusões ou laceração de caixa craniana até coma. A importância da diferenciação entre trauma leve a grave é crucial na atenção médica imediata. Uma vez que muitos deses trauma crânio-encefálicos são lesões e  auto-limitados com sintomas de curta duração, resolvendo-se em cerca de 7 dias.

Há um  crescente estudo para estabelecer que as sequelas podem ocorrem após impactos mínimos , e é significante a longo prazo.

Traumatismo crânio-encefálico é definido como forma de lesão cerebral adquirida de golpe ou sacudida na cabeça ou uma lesão penetrante na cabeça que interrompe a função normal do cérebro. E pode ocorrer quando a cabeça atinge um objeto de forma repentina e violenta ou quando um objeto perfura o crânio e compromete estruturas intracranianas.

Nos casos leves( lesões traumáticas leves) podem resultar em uma breve mudança no estado mental ou de consciência enquanto que os casos mais graves levam a inconsciência, coma ou morte.

Concussão frequentemente afeta atletas de esportes de contato ou não, e são considerados por ter difusas lesões cerebrais que induzem a alterações do estado mental. A concussão pode resultar da movimentos irregulares ( shaking) do cérebro dentro da caixa craniana, e se severa pode causar shearing nas fibras nervosas e nervos.

A concussão relacionada ao esporte é o termo histórico representado por lesões de baixa velocidade que causam movimentos irregulares ( shaking) cerebrais  resultando em sintomas clínicos e que não são necessariamente relacionado a lesão patológica. Concussão é um subtipo dos trauma cranioencefálico.

Concussão relacionada a esportes é um trauma crânio-encefalico induzido por forças bio-mecanicas. Várias características comuns  podem ser utilizadas na definição clínica da natureza da concussão cerebral.

Concussão é um subconjunto do TCE e será o termo utilizado neste documento, outro termo é o commotio cerebri , também utilizado na Europa e em outros países.

Pequenas revisões foram feitas na definição de concussão:

A concussão relacionada a esportes  é uma lesão cerebral traumática induzida por forças bio-mecânicas. como por exemplo um golpe direto na cabeça, rosto ou pescoço ou em qualquer parte do corpo com uma força impulsiva transmitida à cabeça. Esta modalidade resulta no início rápido de comprometimento de curta duração da função neurológica que se resolve expontaneamente. No entanto em alguns casos os sinais e sintomas evoluem ao longo de alguns minutos a horas.

A concussão relacionada ao esporte pode resultar em alterações neuropatológicas, mas os sintomas clínicos agudos refletem amplamento um distúrbio funcional em vez de uma lesão estrutural e como tal nenhuma anormalidade é observada nos estudos de neuroimagem padrão.

Logo a concussão relacionada ao esporte resulta de uma série de sintomas clínicos que podem ou não envolver perda de consciência e  a sintomatologia clínico-cognitiva pode sobrevir em curso sequencial.

E estes sinais e sintomas não podem ser explicados por drogas, álcool, medicação, u outras lesões tais como lesão cervical, disfunção cervical etc, ou outra comorbidade.

Graduação da concussão pode ser uma ferramenta  útil na manipulação destes pacientes:

Presença ou ausência de perda de consciência.

Duração da perda de consciência

Duração da perda de memória pós-traumática.

Persistência dos sintomas, incluindo cefaléia, tonturas, falta de concentração,etc.

Sindrome do impacto secundário ( SIS) é um agudo, algumas vezes fatal, brain swelling que ocorre quando a segunda concussão é sustentada antes da completa recuperação da concussão prévia. Estas lesões causam congestão vascular e aumento da pressão intracraniana que pode difícil ou impossível controlar. O risco de SIS é maior para esportes como boxe, futebol, hóquei no gelo ou patins, beisebol, basquete e esqui na neve.

Coma  refere-se ao profundo estado de inconsciência.  O estado de inconsciência tem variações e podem ser profundo, quando não há resposta aos estímulos, e em outros casos a pessoa em coma pode mover, emitir sons, ou resposta dolorasas, mas é incapaz de obedecer comandos simples. As funções cerebrais superiores como pensamento, sejam prejudicadas, as funções-chaves como respiração e circula~ção permanecem intactas. O processo de recuperação do camo é um continuum ao longo do qual a pessoa gradualmente recupera a consciência.

Encefalopatia traumática crônica uma doença degenerativa progressiva tipicamente encontrada em indivíduos que tiveram sustentados e repetidos traumas cranianos no pacientes, incluindo concussões durante esportes de contato. Os sintomas da encefalopatia traumática crônica incluem déficits cognitivos, tais como dificuldade para aprendizado, desinibição, memória, e doença mental tal como depressão ansiedade e ideias suicidas. Alguns pacientes evoluem para demências.

 

https://www.aans.org/Patients/Neurosurgical-Conditions-and-Treatments/Sports-related-Head-Injury