Medilaudo
SOLICITE SEU ORÇAMENTO AGORA MESMO
11 5083·6277 11 94389·9621
Login LOGIN

BLOG

Confira aqui as novidades do setor

18 Dec 2020

DEEP LEARNING FOR DETECTING CEREBRAL ANEURYSMS

Os aneurismas cerebrais são responsáveis por cerca de 80-90% de hemorragia subaracnóidea não traumática com mortalidade em torno de 23 a 51% e sequelas incapacitantes de 10-20%. O fator de risco de rotura do aneurisma depende das dimensões, forma, e localização do aneurisma. Logo, a detecção e caracterização do aneurisma cerebral torna-se crítica para a orientação de conduta.

O estudo por angiotomografia para avaliação dos aneurismas mostra-se promissor com sensibilidade em torno de 98% e especificidade em 100%.

A aprendizagem profunda (deep learning) é a área do aprendizado de máquina (machine learning) que foi aperfeiçoada com o desenvolvimento de algoritmos para reconhecimento de imagens. A sua aplicação na radiologia abrange o estudo de tuberculose pulmonar por radiografia de tórax, detecção de nódulos pulmonares nas tomografias de tórax, detecção de aneurismas por ressonância magnética, priorizando o fluxo de laudos radiológicos e reduzindo o tempo de diagnóstico das hemorragias intracranianas no estudo de tomografia sem contraste.

A utilização da tomografia no estudo dos eventos neurológicos agudos tem um papel fundamental na triagem neurorradiologica.

 

Diante de pequenos aneurismas e a complexidade da vascularização intracraniana, aneurismas cerebrais podem ser não identificados durante a assistência inicial.

A dupla leitura por médicos radiologistas diminui a taxa de falso-negativo na detecção de aneurisma para 1%.

 

O desenvolvimento de um algoritmo de suporte que auxilie a detecção de aneurismas cerebrais seria de grande valia para o paciente e o médico. Os autores estudaram 649 pacientes com o auxílio do algoritmo da aprendizagem profunda para detecção de aneurismas com o método angiotomografia cerebral. A sensibilidade na detecção do aneurisma foi de 97,5% do total.

A utilização do algoritmo proposto revelou 8 aneurismas não visibilizados na análise inicial.

 

Yang, J.; Xie M.; Hu, C.; Alwalid O.; Xu Y.; Liu J.; Jin  T.; et al Neuroradiology Nov 3 2020 Deep Learning for Detecting Cerebral Aneurysms with CT Angiography

https://doi.org/10.1148/radiol.2020192154

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                             

.